quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Melhores amigos: Os livros....

As vezes ficamos desorientados quanto ao que fazer da vida.
A vida , por alguns períodos,  deixa de ser um sonho para ser um pesadelo (um pesadelo secreto, que ninguém sabe,só você é claro!)
Buscamos respostas com outras pessoas mas dificilmente eles responderão a contento aquilo que necessitamos ouvir.
Alias ao contrário do que pensamos, as pessoas, não querem saber de nossos problemas, se começarmos a falar de algo que está nos incomodando ,repetidas vezes, as pessoas serão curtas e grossas: " mas não resolveu ainda isso?, tome uma atitude, vai em frente"... Como se tomar atitudes e ir em frente fosse tão fácil assim.
Adicionar legenda
Existe um abismo entre pensar e tomar atitudes, o abismo da dúvida, da incerteza e da escuridão.
Para superar estes medos e realmente seguir em frente, sua cabeça  deve estar sendo preenchida com informações que irão colocar uma ponte sobre este abismo das indecisões.
Primeiramente faça um teste de amigo.
Repita seus problemas e veja quais serão as atitudes dele.
Saiba que no momento que você abrir o seu problema para alguém, este alguém terá o direito de te cobrar uma solução quando te encontrar de novo. Nem sempre esta pergunta sobre seu problema virá ou acontecerá  numa hora adequada ou secreta, lembre-se foi você que se expôs ao outro , sendo assim, a pergunta sobre o seu problema atual pode acontecer no meio de uma festa, num evento social ou quando estiver num circulo de amigos e isso te deixará no mínimo constrangido.
Como o problema não é dela, é seu, para ela será uma forma apenas de se destacar, tipo : "sei de tudo sobre você!".
Lembre-se ...ter cúmplices sobre suas particularidades nunca será uma coisa boa, você fica na mão dos outros e dos outros e dos outros, ahh sim , nem sempre quando você confia suas intimidades para alguém , este alguém manterá segredos sobre você. Imagine que muitos poderão saber aquilo que você não quer que os outros saibam e quando perceber você está cotado nas rodas de conversa.
Então antes de sair por ai , falando de você mesmo, aprenda algumas coisas sobre a vida!
Ouça mais e fale menos este principio é tão básico e ninguém usa.
Busque nos livros conhecimentos e verá que ele te dará idéias e suporte para um montão de coisas.
Vou exemplificar algumas idéias:
Você se sente reprimido e escravizado de pessoas e situações? Sem saber como sair dessa? Então leia:


QUEM ME ROUBOU DE MIM?

Vera situações que outras pessoas já passaram que poderão se adequar as suas situações que estão passando.
Vamos supor que você está desmotivado , sem vontade de viver, sem vontade de seguir em frente, então leia:
Autor: Mandino, Og
Editora: Record
Categoria: AutoAjuda / Mentalismo

Vamos supôr que seu problema é de aceitação , de acreditar em si mesmo, então leia:

Honda por Honda 


Autor: Soichiro Honda

Após ler estes livros verá que poderá mudar muitas coisas em você mesmo, através de exemplos fortes e produtivos.

Saiba que as boas companhias ajudam bastante mas um bom livro pode ser um amigo indispensável na sua vida.

domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalho x Emprego e a felicidade onde fica?


O trabalho tem uma função social de grande importância em nossas vidas, pois possibilita a nossa participação no mundo.
No entanto “a realidade” nos mostra pessoas estressadas, cansadas e com doenças ocupacionais sérias. Então, percebemos a necessidade da distinção entre trabalho e emprego.

O trabalho nada mais é que uma escolha por uma profissão que permite a expressão de realizarmos nosso desejo de agir no mundo, com entusiasmo e criatividade. Já o emprego é uma atividade que garante a nossa sobrevivência.

Necessidades financeiras de curto prazo nos impõem empregos que garantem a nossa sobrevivência. Ter um emprego – mesmo que desagradável – por um período, para arcar com uma formação ou para desenvolver um trabalho, é apreciável. A questão é que muitos profissionais acabam se acomodando em empregos e extinguindo os seus desejos de realização profissional.

Outros ainda sucumbem à tentação de trocar um trabalho prazeroso por um salário melhor, ou seja, aceitam trocar o prazer da realização pessoal e profissional por um emprego que remunere melhor. A escolha é pessoal, não existe certo e errado, porém o tempo te mostrará que ter um emprego bem remunerado nem sempre é um bom negócio e a gente sucumbe as doenças que começam lentas como a falta de vontade de levantar da cama até um ataque cardíaco ou derrame (A.V.C.)

Precisamos ter consciência que temos um tempo curto nesta vida e que devemos aproveitar o máximo possível daquilo que gostamos ,ou seja, temos que buscar para nossas vidas os melhores momentos de alegrias e felicidades que possamos ter.

“O propósito da vida é a felicidade”

Saiba que trabalhar demais e deixar para lá as pessoas que ama e as coisas que gosta de fazer não é uma boa. Você deve trabalhar o suficiente para ser feliz. Afinal depois que as pessoas te esquecem não adianta correr atrás “... é impossível ser feliz sozinho” - sem pessoas, sem circunstâncias, sem os desafios, sem conhecimento que leve a experimentação do prazer, com inteligência suficiente para que haja evolução. Sem isso a felicidade de verdade, não acontece.

Então pense bem e verifique qual será sua decisão para a sua vida. Se você se acomodar não colhera nenhum fruto a não ser a frustração de não ter feito algo melhor para você mesmo.

Lembre-se o sol brilha para todos, vai de você decidir se quer tomar sol, se vai ficar nas sombras ou se vai ignorar que ele existe.

Levanta a bunda da cadeira e vai à luta. Encontre sua felicidade onde quer que ela esteja.

Depois que fizer isso, saberá que não terá que lamentar nada, pois fez tudo o que sempre quis e finalmente decidiu ser feliz.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Princípios de liderança e marketing pessoal.

Já pensou o por que aquele banana de pijama é chefe ou aquela chefa doida ,  que troca receitas, é a toda poderosa e você é subordinado a ele ou a ela?
 Se você se acha mais sábio então porque ganha menos?
 Leia o texto abaixo e aprenda um pouco como deve ser a visão de um líder... e se o seu (chefe ou chefa) não for assim, então aprenda mais que eles e os supere , afinal conhecimento é fundamental!

1- Líderes visionários são importantes. Mas grandes administradores são fundamentais.

A liderança tornou-se tão calma nos anos 90! Gire a manivela e produza uma visão.Administração? Isso era coisa para os fracos, os molengas e os que estão no fim da linha. Bem, visão é uma coisa muito elegante, mas a excelência mantida por uma companhia vem de um grupo de administradores capazes. Os grandes administradores são o cimento de uma organização. Eles criam e mantêm unidas as pessoas que detêm o poder nas companhias de alto desempenho. Não se deixe influenciar pelo velho mantra que diz que "os administradores são chatos e os lideres são calmos". Em vez disso, sigo o Princípio de Peters: "Os lideres são calmos. Os administradores também".

2- Sim, há épocas em que o culto da personalidade funciona!
Ok, aqui vai o caminho paradoxal e zeguezagueante da liderança em tempos aloprados, É verdade que há épocas de verdadeiro perigo corporativo em que ninguém consegue fazer o que é necessário - a não ser um líder visionário de estatura maior do que a vida. Na minha opinião, o primeiro líder de negócios que foi capaz de estabelecer um culto da personalidade mais ou menos desse foi Lee Iacocca. Quando ele assumiu a Chrysler em 1978, a companhia estava no leito de morte. A Chrysler voltou-se para ele assim como um país se volta para lideres carismáticos em tempos de guerra. Há épocas em que necessitamos de um líder que ofereça uma visão grandiosa, popular - alguém que simbolize um novo enfoque para os negócios. 

3- A liderança é confusa!
Mantra número 1 da liderança: Tudo depende. Há vários anos Victor Vroom, professor de organização e administração em Yale, desenvolveu um modelo que mais tarde foi adaptado e popularizado por Ken Blanchard. O que ele diziam: que nós temos de pensar sobre liderança situacional - a pessoa certa, o estilo certo, para situação certa. Vi isso quando trabalhei na consultoria McKinsey. A firma descarrilara, e os sócios elegeram Alonzo McDonald como sócio-administrador. Não fizeram isso por gostar dele (ele não era da espécie dos que atraem afagos), mas sim porque era o cara certo para consertar tudo o que estava quebrado. McDonald encorajou os que tinham um desempenho fraco, apertou os sistemas de controle e
colocou a empresa de volta no patamar lucrativo. Depois disso, os sócios o chutaram para a casa Branca, onde ele se tornou diretor. Um lema: "A situação é que manda". Um líder para todas as épocas? Você está sonhando!

4- No que se refere a talento, a liderança não é coisa de endimento médio.
"Não existe um eu em um time". Que bobagem! Será que alguém realmente pensa que o técnico Phil Jackson ganhou seis campeonatos com os Chicago Bulls nivelando o talento de Michael Jordan com o do resto do time? Sim, o trabalho de equipe é importante. Não - o trabalho de equipe não significa baixar o nível de alguém extremamente talentoso para o menor denominador comum. Linha final:"os times  espetaculares invariavelmente são constituídos por indivíduos talentosos que lutam uns contra os outros. Com o auxílio de um líder talentoso, porém, eles conseguem cultivar o ego e ganhar os campeonatos como uma equipe. Ao mesmo tempo.

5- Líderes amam a confusão
Um líder que mereça ser lembrado? O fabuloso professor do seu filho - aquele que vê cada uma das almas que lhe foram confiadas como pecas únicas. O professor que você deve evitar custe o que custar? Aquele que faz todos os garotos ficarem sentadinhos nas carteiras, incapacitados de se expressar. Não há confusão - e nenhuma criatividade, nenhuma energia. Você quer uma liderança? Vá procurar um
incrível professor e veja o jogo que ele faz com a classe.

6- O líder raramente é - ou nunca é? - o que apresenta o melhor desempenho
Uma vez li que as três maiores transições psicológicas que um ser humano adulto enfrenta são o casamento, o nascimento do primeiro filho e o primeiro cargo como chefe. Em cada uma dessas situações as pessoas aprendem a viver e a ter sucesso. É por isso que não há decisão mais importante para uma companhia do que a de selecionar os seus administradores de primeiro escalão. O melhor líder de
um time raramente é o melhor jogador. É apenas o que acabamos de dizer: o melhor líder. Os lideres divertem-se orquestrando o trabalho de outros - e não o executando eles próprios.

7- Líderes entregam em domicílio
Se você quer ser um verdadeiro líder, precisa imitar o entregador de pizzas: é melhor entregar em domicílio. Nos últimos cinco anos, as idéias e o comportamento controlado contaram. E o que conta, agora? Desempenho. Resultados.

8- Líderes criam os eu próprio destino
Acredite: durante os próximos cinco anos não haverá lugar para os burocratas. Somente as pessoas que tomam a determinação pessoal de liderar sobreviverão - e isso é verdade para todos os níveis de todas as organizações. De uma maneira surpreendente vimos isso acontecer onde menos se esperava: entre os militares. A experiência que a Marinha ou o Exército podem passar a alguém é que os líderes são necessários em todos os níveis. É isso o que acontece também hoje nas guerras das corporações. A verdadeira batalha começa quando o computador é posto fora de combate, o capitão é morto, o tenente é gravemente ferido, o sargento hesita, e, de repente, aquele agricultor de 18 anos encontra-se no comando de um pelotão, conduzindo-o para o combate. E a vida e a morte da companhia, do time, ou do projeto dependem do equilíbrio das coisas. Isso é liderança em todos os níveis, ensinada muito melhor no trabalho, no dia-a-dia, do que numa faculdade de administração.

9- Líderes vencem usando logística
Visão - claro. Estratégia - sim. Mas quando você vai para a guerra deve ganhar usando logística superior. Depois que a Guerra do Golfo acabou, a mídia focalizou a estratégia que foi usada por Colin Powell e executada por Norman Schwarzkopf. Na minha opinião, o cara que ganhou a Guerra do Golfo foi Gus Pagonis, o gênio que cuidou de toda a parte logística. Não importa o quanto a sua visão e a sua estratégia sejam brilhantes se você não puder ter os soldados, as armas, os veículos, a gasolina, a comida - as botas, pelo amor de Deus! - para dar às pessoas certas, no lugar certo, na hora certa.

10- Líderes entendem o poder supremo dos relacionamentos
A guerra - ou seja, ter os negócios em pé de guerra - é fundamentalmente um assunto feminino! Quando tudo está preparado, o que importa são os relacionamentos que os lideres criaram com seus seguidores. O lema favorito do general americano Douglas MacArthur era: "Nunca dê uma ordem que não possa
ser obedecida". As mulheres sabem disso e investem em relacionamentos - esse é um dos motivos pelos quais a primazia do talento de liderança disponível no mundo de hoje está com as mulheres!