domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalho x Emprego e a felicidade onde fica?


O trabalho tem uma função social de grande importância em nossas vidas, pois possibilita a nossa participação no mundo.
No entanto “a realidade” nos mostra pessoas estressadas, cansadas e com doenças ocupacionais sérias. Então, percebemos a necessidade da distinção entre trabalho e emprego.

O trabalho nada mais é que uma escolha por uma profissão que permite a expressão de realizarmos nosso desejo de agir no mundo, com entusiasmo e criatividade. Já o emprego é uma atividade que garante a nossa sobrevivência.

Necessidades financeiras de curto prazo nos impõem empregos que garantem a nossa sobrevivência. Ter um emprego – mesmo que desagradável – por um período, para arcar com uma formação ou para desenvolver um trabalho, é apreciável. A questão é que muitos profissionais acabam se acomodando em empregos e extinguindo os seus desejos de realização profissional.

Outros ainda sucumbem à tentação de trocar um trabalho prazeroso por um salário melhor, ou seja, aceitam trocar o prazer da realização pessoal e profissional por um emprego que remunere melhor. A escolha é pessoal, não existe certo e errado, porém o tempo te mostrará que ter um emprego bem remunerado nem sempre é um bom negócio e a gente sucumbe as doenças que começam lentas como a falta de vontade de levantar da cama até um ataque cardíaco ou derrame (A.V.C.)

Precisamos ter consciência que temos um tempo curto nesta vida e que devemos aproveitar o máximo possível daquilo que gostamos ,ou seja, temos que buscar para nossas vidas os melhores momentos de alegrias e felicidades que possamos ter.

“O propósito da vida é a felicidade”

Saiba que trabalhar demais e deixar para lá as pessoas que ama e as coisas que gosta de fazer não é uma boa. Você deve trabalhar o suficiente para ser feliz. Afinal depois que as pessoas te esquecem não adianta correr atrás “... é impossível ser feliz sozinho” - sem pessoas, sem circunstâncias, sem os desafios, sem conhecimento que leve a experimentação do prazer, com inteligência suficiente para que haja evolução. Sem isso a felicidade de verdade, não acontece.

Então pense bem e verifique qual será sua decisão para a sua vida. Se você se acomodar não colhera nenhum fruto a não ser a frustração de não ter feito algo melhor para você mesmo.

Lembre-se o sol brilha para todos, vai de você decidir se quer tomar sol, se vai ficar nas sombras ou se vai ignorar que ele existe.

Levanta a bunda da cadeira e vai à luta. Encontre sua felicidade onde quer que ela esteja.

Depois que fizer isso, saberá que não terá que lamentar nada, pois fez tudo o que sempre quis e finalmente decidiu ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, por favor deixe a sua...