Perdi o emprego e agora?


Atitude
Mantenha a calma e mostre serenidade para todos. 

Perder o emprego não é o fim do mundo, e sua atitude pode ajudar a mostrar o tipo de profissional que é.

Tome um tempo (curto!) para se recompor e pensar em uma estratégia de recuperação.

NÃO desconte seu stress em sua família e amigos.

NÃO fique reclamando e buscando culpados.

Isto gera uma energia negativa e não traz nenhum benefício para seu futuro. 



Não se abata...fora com os sentimentos ruins...
O Otimismo é uma arma para derrotar a amargura. E a amargura é o veneno de qualquer alma e de qualquer profissão. 

Frustração e prostração, dois substantivos que o executivo que perdeu o emprego deve abolir permanentemente do seu dicionário de atitudes.
Seja qual for o seu nível de desânimo com a perda do emprego, a primeira coisa que você não deve fazer é descuidar da aparência. Comece agora mesmo um regime, faça ginástica regularmente, permaneça esbelto. Não se entregue à preguiça. Não se entregue ao desalento. Mens sana in corpore sano, já diziam os latinos. Encontrar um novo emprego requer atitude e intensidade especiais. Você precisa preparar-se física e psicologicamente: caso fume, pare de fumar; em caso de obesidade, faça uma dieta; evite bebidas alcoólicas; faça exercícios físicos diários, durma oito horas por noite e trabalhe muito para encontrar um emprego novo.
Não descuide da sua aparência, também, na questão das vestimentas. Renove seu guarda-roupa. Além de manter você elegante e bem apresentado para os contatos que virão, ajuda no amor-próprio e na autoconfiança. Se vista bem. Pelos outros e por você mesmo.
A outra atitude negativa que muitas pessoas tendem a assumir numa situação como estas é esconder-se em casa, evitando contatos. Não faça isto! Circule, relacione-se, mostre-se, permaneça em exposição. Até porque muita gente pode estar querendo saber de você, e circulando, você pode tropeçar numa oferta de trabalho.


O que não fazer?
A primeira coisa a não fazer é tirar férias. Quem deixa o mercado de trabalho e se afasta dele por um período, acaba sendo esquecido pela simples razão de não estar se mantendo presente na memória das pessoas que contratam. E você não quer ser esquecido exatamente neste momento, quer? 
Quando você está empregado, as pessoas sabem onde procurá-lo, acostuma-se a pensar em você naquela empresa, com aquela posição. Quando descobrem que você saiu, nem sempre conseguem localizar seu novo número de telefone, e acabam desistindo da procura. 
E quem sabe se, enquanto isso, o seu futuro patrão não o estaria procurando, sem saber que você está em férias, em Porto Seguro, ganhando uma cor e perdendo uma oportunidade?
Por isso, o preço a pagar pela obtenção do novo emprego é dedicação total. São necessárias, no mínimo, 200 horas do seu tempo dedicadas a encontrar um novo emprego. 
Perdeu o emprego? Pois deixe as férias para depois e mãos à obra. Você descansará depois que se recolocar.

Mexa-se...ligue
Networking
Diga a seus contatos que precisa de ajuda. Não há nada de errado nisso,
e não é razão para sentir vergonha. Aproveite o círculo de relacionamentos que construiu (ou deveria ter construído) para identificar oportunidades.
NÃO vá atrás daquela pessoa que você ignorou por tanto tempo para pedir ajuda.
NÃO aja de forma falsa e interesseira. Isto ficará evidente e queimará sua imagem no mercado.
Cultive os seus contatos. Faça networking intensamente. Ligue para amigos, visite empresas a que você tenha acesso, participe de atividades sociais, permaneça na lembrança das pessoas. Marketing pessoal é indispensável para quem quer continuar no mercado de trabalho. 
Atualize seu currículo. Com objetividade, brevidade e clareza. E mande para todas as pessoas em empresas que possam ter interesse no seu perfil profissional e na sua colaboração. E mande também para as empresas de recrutamento, que podem intermediar boas oportunidades para você.
Verifique as suas referências. Converse com as pessoas que você pensa indicar para dar informações sobre você e peça licença para incluí-las na lista. 

Carreira...
Atualize seu currículo imediatamente, indicando as realizações positivas que obteve no último emprego.
Aproveite o tempo para se atualizar com cursos e/ou auto-estudo.
Avalie alternativas ao emprego “tradicional”. Pode ser o passo que faltava para você abrir seu negócio ou se tornar um consultor.
Avalie o que poderia ter feito melhor no último emprego, e planeje como mudará estes pontos negativos na próxima oportunidade.
NÃO ache que está de férias forçadas. Seu emprego agora é procurar um emprego.
NÃO aceite o primeiro emprego que achar (a menos que a situação financeira seja desesperadora). Busque uma oportunidade que lhe dê realmente boas perspectivas de futuro


Ouse...

A primeira pessoa que você tem que acreditar é em você mesmo.
A sua falta de fé na sua capacidade prejudica sua força em se recolocar numa posição profissional melhor da que estava.
Ser humilde é bom, mas não é esse o diferencial que vai fazer você encontrar as melhores colocações.
Acredite que muitos cargos executivos são preenchidos por pessoas que não tem um currículo excelente, mas para aqueles que ousaram se arriscar.
Peitaram suas entrevistas como campeões e entraram para ganhar.
Tem hora que devemos ter paciência e tem hora de devemos agir e ir para cima, lutar mesmo,  até as nosso último fôlego para conquistar aquele emprego dos sonhos.
Olhe para o mundo e verá que nem todos estão nos cargos que merecem e porque isso?
Porque aqueles que entraram, enfrentaram seus medos e limites e lutaram para chegarem lá.
Saiba que somos humanos e é nós que determinamos o tamanho que queremos ter.

Toda mudança é traumática... 
mas não esmoreça
 Busque por suas referências, eventualmente, por sua própria falha ou por causa de terceiros, o resultado é que você pode ter deixado uma imagem negativa na última empresa em que trabalhou. Como lidar com isso no seu currículo e em entrevistas para um novo emprego? 

*Em primeiro lugar, destaque os resultados positivos que você obteve. Empregadores gostam de gente que executa bem e consegue resultados, e tendem a relevar problemas anteriores, até porque determinados erros podem comprometer alguém como administrador mas não como profissional ou como pessoa.
*Uma seqüência normal de entrevista permite que você apresente os seus resultados antes de falar das fraquezas. Você só tem que impressionar na primeira parte. Fica mais fácil explicar na segunda parte.
*Não negue nunca a sua porção de responsabilidade no problema, mas explique brevemente o contexto. Diga o quanto aprendeu com a falha, alertando para que jamais deixará que coisa semelhante se repita.
*Mesmo assim, não deixe que o problema passe a ser a coisa mais importante da sua vida profissional e pessoal. Se você estiver tão aborrecido que não consiga enxergar o que fez de bom, peça ajuda para um amigo.
*Não cultive o temor de que o seu nome esteja manchado ou que todo o mundo saiba que você teve um problema. Supere. Você consegue.
Desgraça pouca é bobagem, diz a sabedoria popular. Às vezes, os problemas vem uns sobre os outros, amontoados. Mas não enfoque a sua vida em problemas. Até porque nem sempre uma tragédia profissional termina em demissão. 
 
Controle suas finanças...

   Ajuste seus gastos à nova realidade, mesmo que seja de curto prazo.
NÃO seja excessivamente otimista. Se seu colchão financeiro é pequeno, tome ações mais fortes para não gastá-lo rapidamente.
NÃO seja excessivamente pessimista. Caso sua necessidade financeira não seja muito complicada no curto prazo, evite transformar sua vida e a de sua família em um.


Conquistou um novo emprego?

Após verificar que o emprego que sonhava foi conquistado, você deve pensar em trazer colaboradores que eram eficientes e eficazes para fazer parte de seu time.
Lembre-se: pessoas de confiança, trabalham com pessoas que confiam.
Ninguém é uma ilha.
Somos um Continente imenso de capacidades.
Trazer pessoas que vão agregar valores às suas capacidades profissionais lhe trarão maior segurança e equilíbrio na nova empresa.

 Viva e seja feliz...


Agora que você recebeu esta dicas...

pense a respeito...

Ser feliz é um estado de espírito.

Acredite que você é abençoado !!

O mundo conspira a seu favor acredite nisso.

Todos te querem bem então é assim que você deve pensar.

Aquilo que pensamos é aquilo que atraímos.

Retrabalhe suas idéias e seus pensamentos.

Viva mesmo, sorria muito, ajude muito os outros,

 tome banho de chuva de vez em quando,

cuide dos seus 

e seja muito feliz!