sexta-feira, 29 de julho de 2011

Você quer ser gerente...mas por onde começar?


Você decidiu que quer se tornar gerente.

PARABÉNS, este é o primeiro passo para sê-lo.

Mas só vontade não adianta, você vai ter que ralar muito, ir a luta e melhorar você próprio.

A primeira coisa que tem que verificar é:

Estou pronto para ter um comprometimento incondicional com a empresa que trabalho?

E ai vem mais alguns questionamentos que deverá fazer:

- Sou capaz de me organizar profissionalmente?

- Faço realmente o que gosto?

- Estou preparado para melhorar meu nível intelectual?

- Estou pré disposto a enfrentar metas e desafios?

- Sou capaz de passar conhecimentos, agregar valores ao próximo, tranformar-me em um solucionador de problemas?


Bom se está disposto a tudo isso, realmente está pronto para elevar sua carreira para o alto.


Aí vão as dicas 8 dicas para você de como se tornar uma pessoa melhor e transformar-se visível para seus superiores e claro, ser candidato a ser o novo Gerente.

1) TOME A INICIATIVA

Não espere que as coisas aconteçam ao seu redor. Faça-as acontecer.

Tome a iniciativa de agir. Sugira novos métodos e processos mais eficazes de trabalho.

Arregace as mangas e demonstre suas capacidades: busque soluções para fazer o seu trabalho melhor e mais rápido.

Nas reuniões, participe ativamente – em vez de entrar mudo e sair calado -, dando idéias, sugerindo ações, colocando-se à disposição para ajudar, participando de projetos. Escreva artigos para o jornal da empresa ou da associação. Se precisar aprender algo ou necessitar de informações, vá ao encontro das pessoas que podem ajudá-lo, não se esconda.

Seja ativo e participativo.


2) APRENDA O MÁXIMO QUE PUDER E ENTÃO ENSINE...

Para começar uma caminhada, você precisa dar o primeiro passo, assim como subir uma escada, deverá colocar um pé após o outro.

Assim será no seu trabalho, somente aprendendo o máximo do seu trabalho, sendo o melhor no que faz,  poderá dar o próximo passo: ensinar. Seus colegas a serem bons tão quanto você.

Saiba que somente poderá ensinar alguém se você realmente souber o que está fazendo.

Ser multiplicador é o primeiro passo para ganhar a confiança dos seus chefes. Atitudes como essa, farão de você um destaque e tornar-se referência  para seus Lideres.

Saiba que  logo , logo será indicado e comentado nas reuniões gerenciais.

FAÇA MAIS DO QUE É ESPERADO DE VOCÊ:  Não cumpra apenas o seu dever; faça mais do que o esperado. Assim estará realizando mais, aprendendo mais, se destacando na empresa e obtendo chances de promoção.

Se não proceder dessa forma, estará patinando na vala comum dos cumpridores de ordens, que podem ser bons, mas que nada ou pouco fazem para concretizar suas aspirações de obter melhores posições na vida.

3) QUER GANHAR MAIS...  

Você é do tamanho que merece.

Se você acha que deve ganhar mais, esforce-se para ser o melhor no que faz.

Quando estiver com o queijo e a faca na mão, ou seja, tornou-se essencial para o local que trabalha naturalmente seu salário ira aumentar.

Nenhum Gerente ou líder vai querer perder você.



4) ESTABELEÇA METAS

 A grande diferença entre realizar e não realizar está no estabelecimento de metas.

 Pessoas que estabelecem metas realizam seus objetivos; pessoas que não o fazem quase sempre acabam realizando pouco.

Para reunir toda a energia e motivação necessárias para obter sucesso na vida profissional você tem que gostar muito do que faz. Do contrário, é muita mão-de-obra, e você vai se desgastar bastante.

Em termos concretos, você tem que descobrir o que, em seu trabalho, você de fato gosta de fazer e depois expandir cada vez mais essa atividade.

 Gaste sua energia naquilo que o fascina mais, pois é o que fará sua profissão decolar.

 Por isso, estabelecer metas por escrito é o primeiro passo para fazer as coisas acontecerem, porque transforma você de pensador em realizador.

5) CONHEÇA SUA ORGANIZAÇÃO EM DETALHES .

O conhecimento é a base para conquistarmos o mundo, sem conhecimento, você não vai longe.

Conheça sua organização tanto interna quanto externamente, ou seja, sua estrutura e o mercado em que atua.

 No âmbito interno, quanto mais você souber sobre como operam os outros departamentos, melhor poderá trabalhar com eles.

Conhecer bem a sua empresa traz enormes compensações.

Procure saber quais são as diretorias e os vários departamentos de cada diretoria, quem são as pessoas-chave da organização, quais são os produtos e serviços de sua companhia, em que segmento de mercado atua quem são os clientes, os fornecedores, os concorrentes.

 Conhecendo sua organização, você estará mais qualificado e posicionado para aproveitar promoções ou participar de novos projetos.

6) SAIBA LIDAR COM PESSOAS

 Comunique-se, ouça, fale.

Promova o seu pessoal, treine-o, faça-o participativo, trabalhe em cima das capacidades e potencialidades de sua equipe.

 Converse com pessoas e funcionários de outras áreas da companhia.

Esteja aberto ao diálogo, motive.

Só para lembrar: ninguém que deseja crescer  e realmente ascender na carreira profissional poderá fazê-lo sem saber lidar e trabalhar com pessoas, por mais que você seja um especialista consagrado.

No final, tudo acabará sendo feito por pessoas – seja um projeto, um produto, um serviço – e, se elas não forem bem lideradas, motivadas e treinadas, tudo acabará afundando no pantanal do desinteresse e da incompetência.

7) PLANTE O SEU FUTRO AGORA.

 Você costuma perder tempo pensando no que poderia ter feito ou no que poderia ter acontecido?

 Os erros do passado continuam a atormentá-lo?

É bom lembrar que é errando que se aprende. Um erro poderá lhe ensinar a não cometer muitos erros semelhantes no futuro, o que já é um grande lucro.

Considere o erro como uma etapa de aprendizado no caminho do seu sucesso.

 Por outro lado, você se preocupa demais com o que poderá acontecer no futuro? Perde o sono pensando se vai perder o emprego, se não terá dinheiro suficiente ou se poderá adoecer? Você pensa que o mundo lhe tem sido injusto? Está cheio de ressentimentos, espírito crítico, talvez até ciúmes?

Ponha um freio nesses pensamentos antes que eles conquistem a sua mente.

Está perdendo horas preciosas que deveriam ser dedicadas a projetos e ações positivas.

Comece por estabelecer:

 1) uma meta ambiciosa (para 3 a 5 anos), e

 2) um plano de ação imediato (de 6 a 12 meses) e trabalhe rapidamente nesse sentido.

 Verá como as coisas irão clarear e se encaminhar de forma positiva.

8) SEJA POSITIVO, SEJA POSITIVO


 Irradie energia.

Cerque-se de pessoas positivas, realizadoras, otimistas.

 Pessoas que irradiam energia são super-realizadoras, não importa o campo em que atuem.

 Adote um comportamento do tipo “tudo é possível fazer”; verá então como os outros irão se desdobrar e atacar os trabalhos mais difíceis e superar condições desfavoráveis até chegarem ao objetivo.

Além disso, se sua atitude for realmente positiva, seu subconsciente se tornará seu aliado, pois será favoravelmente sugestionado.

Assim que o consciente e o subconsciente estiverem sintonizados, alinhados na mesma direção, coisas maravilhosas começarão a acontecer.

Suas decisões terão maior acerto e atrairão as pessoas certas para o trabalho certo.


Pronto!! Adotando estes 8 passos o mundo se abrirá para você, e vocêcomeçará a conquistá-lo, tranquilamente.

Sucesso.


                                                                                                

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