domingo, 25 de dezembro de 2011

Venda Valor não preço!

Porque será que entre uma infinidade de produtos iguais, com todas as características iguais , sempre tem um produto que se destaca no mercado e vende muito mais que os outros?
Será que você já se perguntou isso?
Acredito que deve haver uma mensagem subliminar- algo inconsciente - contida naquele produto específico que mexe com você.
E como perceber o que o cliente busca?
Imaginando o que você mesmo buscaria num produto.
Por exemplo: um tênis Nike.
Se verificarmos é um tênis como qualquer outro, mas seu preço é muito acima do mercado podendo chegar a valores acima de R$ 1.000,00 facilmente, dependendo do modelo.
O que significaria para você um tênis deste? Talvez nada, mas para uma infinidade de clientes é um sonho de consumo, inspira confiança, status, passa uma imagem de resistência, uma imagem de um grande desportista, alguém que é notado naturalmente por todos.
Você compraria um tênis deste sabendo que ele é acima do que você ganha por mês?
A resposta é sim, se te derem oportunidade de parcelar.
E porque compraria se é igual aos outros? Oras bolas porque ele não é um tênis...é um estilo de vida.

Saiba que você só conseguirá vender um produto se acreditar nele.
Conheço diversos vendedores que me apresentam diariamente uma lista de problemas e imperfeições sobre o que vendem.
Ai me pergunto? Se tiverem tantos problemas, tantas imperfeições porque ele – vendedor /representante – insiste em continuar trabalhando com aquele produto?Talvez porque seja normal, para nós brasileiros, reclamar primeiro e ver benefícios depois. Isso mesmo não consegue escutar benefícios das pessoas em nada, mas defeitos, ahhh, isso é outra coisa.
Então avalie o que você pensa de tudo que existe na sua vida de tudo que trabalha.
Se realmente o produto que você trabalha, você considera-o ruim, desista dele e parta para outro ou se a profissão não lhe agrada mude dela.

Uma venda baseada no preço mais baixo tem fator zero de lealdade. O cliente com certeza vai abandoná-lo imediatamente assim que surgir um concorrente fazendo uma promoção ou dando descontos.

Saiba que: O segredo a ser desvendado para que você tenha a atitude  de vender e vender muito é tornar-se um expert na forma que seu produto será utilizado, ou os resultados de seus serviços, e comunicar esse valor para seus clientes potenciais. Mas isto exige estudo, conhecimento e, acima de tudo, ouvir seus clientes satisfeitos a respeito dos sucessos obtidos com o produto que você vende. Saia do escritório. Visite clientes. Conheça casos reais positivos. Saiba o que eles estão ganhando com seu produto ou serviço. O importante não é saber TUDO que seu produto/serviço pode fazer, mas sim como os clientes o usam e se beneficiam disso.

Determine como seus clientes potenciais podem usar o que você vende e como isso impactará o custo em longo prazo na vida deles.

Perguntas relacionadas a valor acabam descobrindo questões verdadeiras e reais – o que aprofunda o relacionamento e permite melhor argumentação. Exatamente o contrário do que acontece quando você responde com um número à questão: “Quanto custa?”. Mas isto não é fácil. Exige um grau de preparo que pouquíssimos vendedores têm: conhecer os clientes e seus negócios.

Valor é algo pessoal. O que é caro para você pode não ser tão caro assim para o outro. O que importa é o benefício que o produto gera. O importante é ter preço compatível com o mercado e perceba que as melhores empresas não têm necessariamente os menores preços. Evite falar em preço, procure usar o termo valor, assim você convencerá o cliente que muitas vezes vale a pena pagar um pouco mais para ter um benefício melhor.

É o vendedor quem cria a percepção de valor. A estratégia de convencimento é sempre mostrar o valor agregado do produto, além da qualidade, assistência técnica e outros fatores. A imagem que você faz e vende para o seu cliente é decisiva na escolha final. Mostre sempre o quanto seu produto pode reduzir custos ou aumentar a qualidade. 

Procure o cliente certo. Não queira vender uma BMW para aquele que só pode comprar um fusquinha. Nada contra o Fusca, mas uma BMW é uma BMW! A noção de valor precisa ser compatível com o que o cliente pode gastar e não com o que ele poderia gastar. Faça com que o cliente perceba o valor. Lide com objeções com naturalidade, mas nunca perca de vista o foco da conversa e a noção de valor. Não embarque no papo do mais barato que aí você se torna tão igual quanto aos outros.

Não entregue o ouro. É claro que todo vendedor tem uma margem de negociação, mas não entregue todo o ouro logo no início da conversa. Há vendedores que logo de cara mostram a tabela, até onde podem ir e qual o desconto máximo. Esquecem de falar e valorizar o produto e ficam só na discussão de preço, preço e preço. Será que em todas as ocasiões é preciso dar o desconto máximo? Todo cliente merece o maior desconto?  Imagine em quanto você pode aumentar seu rendimento anual se conseguir deixar de dar pelo menos x% do desconto total. Sua comissão agradece!
Valorize o seu trabalho!
Mostre o valor do produto e também se dê o devido valor como profissional. 
Sucesso a todos e feliz ano novo.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

UTILIZANDO ENDOMARKETING PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE

Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.


Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.

Por que é importante?

O ritmo das mudanças na economia mundial foi sensivelmente alterado em função das novas tecnologias em transportes e comunicações. Esse fenômeno, que não é novo, foi chamado de Globalização.

A internacionalização dos negócios terminou por induzir a transformação dos mercados, que agora se voltam para o setor de serviços com maior interesse e disposição de investimentos.

E quando falamos em serviços, fundamentalmente tratamos da interferência direta do ser humano na idealização, preparação e execução de atividades que terminam por formatar o produto que é entregue ao cliente.

Há mais de 50 anos o Marketing foi descoberto e tornou-se a principal alavanca de crescimento dos negócios em larga escala. Os reflexos sobre a produção industrial foram diretos e imediatos. O setor cresceu. O mesmo movimento parece acontecer em relação ao Endomarketing e o setor de serviços.

Pode-se imaginar o quanto o Endomarketing será importante para o crescimento dos negócios nesse cenário. E o quanto representará para as empresas que souberem como estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto ou serviço que oferecem aos seus clientes.


O grande desafio do Endomarketing é proporcionar aosempregados uma condição de aplicação de valores como: transparência, empatia, afetividade, comprometimento e
cooperação, transformando esses valores em crescimento e desenvolvimento dos empregados, e conseqüentemente, em ganhos de produtividade. 


Avaliando grandes empresas que implantaram o processo de Endomarketing (mesmo implantando parte do processo), observamos que os ganhos de produtividade foram enormes. Basta verificar no “Guia das melhores empresas do Brasil para você trabalhar”, da Revista Exame. Comparando os dados atuais das empresas com os dados de anos anteriores, podemos identificar grandes mudanças, mas, se verificarmos com mais profundidade e acompanharmos as empresas, notaremos o quê realmente mudou.

A comunicação ficou mais clara, os empregados têm mais liberdade para expor suas idéias, os níveis hierárquicos foram simplificados e os empregados chegam a seus gerentes com mais facilidade.

A horizontalização chegou, e com isso, os empregados sentem-se mais seguros para tomar atitudes, pois conhecem muito mais a empresa que trabalham, a missão, visão, enfim, estão mais preparados para fazer a empresa crescer e a empresa também está preparada para permitir o crescimento e desenvolvimento de seus empregados, agora chamados com orgulho, de colaboradores.

O conhecimento do nível de escolaridade dos empregados e da cultura da empresa permite buscar e promover treinamentos que serão mais aproveitados pelos empregados, traduzindo em ganho de produtividade. Isso é um dos pilares do Endomarketing. Conhecer os valores dos empregados, respeitar a cultura da empresa, proporcionar um bem estar geral que condicione a um nível de satisfação e motivação e ainda, se transforme em ganhos reais de produtividade.

Melhorar o nível de escolaridade, treinar, diminuir o turn over, promover melhorias na comunicação interna e externa, incentivar os empregados a produzir trabalhos que reduzam custos e ainda manter os empregados satisfeitos é uma tarefa muito difícil para as empresas, mas, se o trabalho for levado a sério, partir da diretoria e contaminar os empregados de menor escalão, os ganhos serão enormes a médio e longo prazo.

O processo de implantação e consolidação do Endomarketing requer persistência, apoio do pessoal da área de Recursos Humanos, Marketing, Operacional, e, acima de tudo, da Diretoria. Os ganhos são imediatos, mas os resultados operacionais virão a partir do segundo ano de implantação.

O gerenciamento do processo deve ser constante e os ajustes devem ser imediatos, para coibir falhas futuras. Um grupo deve coordenar o processo e formar multiplicadores nas diversas áreas da empresa, avaliando e implementando melhorias de acordo com a necessidade de cada área.

O processo deve ser feito em etapas, e a cada etapa, o programa deve ser reavaliado para então continuar na etapa seguinte. Alguns programas de primeira etapa poderão ser consolidados na etapa seguinte, mas devem estar em andamento.

Vale ressaltar que, após a implantação da base de valores e consolidação do processo de endomarketing, todos os programas de melhorias operacionais ficarão mais fáceis de implantar, porque os empregados já estarão mais comprometidos com os resultados da empresa; e nessa etapa começam a aparecer os resultados concretos e visíveis pela Diretoria. Os custos de fabricação tendem a cair, pois cada empregado estará comprometido em promover melhorias operacionais, que gerarão redução de custos, e, cada redução no custo de produção pode gerar mais lucros para a empresa.

As empresas no Brasil deveriam conhecer mais o processo de endomarketing e suas etapas de implantação, para depois, implantarem programas de qualidade e melhorias operacionais. O desconhecimento das etapas de implantação pode fazer todo o processo fracassar, e a empresa perder a credibilidade junto aos seus colaboradores.

Um acompanhamento de todo o processo por um grupo de colaboradores das diversas áreas da empresa proporcionará um conhecimento profundo das reais necessidades dessas áreas e ajudará a traçar o planejamento e gerenciamento do processo de Endomarketing.

Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente. Basta perceber o que os empregados dizem das empresas classificadas pela revista Exame como melhores empresas no Brasil para se trabalhar. Se cada empregado for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus clientes.


REFERÊNCIAS

ALBRECHT, Karl. Serviços internos. Tradução A.T. Carneiro. São Paulo: Pioneira, 1994.
BEKIN, Saul F. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.
BERGAMINI, Cecília W., CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e liderança/ organização. 2ed. São Paulo: Atlas, 1997.
BRUM, Analisa de Medeiros. Um olhar sobre o marketing interno. Porto Alegre: L&PM, 2000.
CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
GRONROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
MATOS, Francisco Gomes de. Estratégia de empresa. São Paulo: Makron Books, 1993.
MORGAN, Gareth, Imagens da organização. Tradução Cecília Whitaker Bergamini, Roberto Coda. São Paulo: Atlas, 1996.
ROBINS, Stephen P., Comportamento organizacional. Tradução Christina Ávila de Menezes. Revisão Cristina Bacellar. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1999. 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Você tem medo de se mostrar? Por quê?

Estava lendo o jornal: WSJ Américas e estavam comentando sobre mostrar sua foto pessoal nas suas redes sociais e ai, descobri o ovo de Colombo, é muito importante mostrar sua própria imagem, pois ela é quem você é.

Então imagine que imagem você quer passar para o mundo. Se o site,blog pessoal ou rede social é seu, saiba que ele é a sua referência então porque mostrar a cara de um cachorrinho? Ou de outro animal qualquer?

Saiba que o perfil nos sites de redes sociais é cada vez mais importante para construir a identidade de um profissional e é claro de uma pessoa. É uma ferramenta muito poderosa para a construção da sua marca pessoal – e é preciso ter muita estratégia para isso.
A foto revela você... Demonstra o seu perfil...
Você sabia que a sua foto é tão importante assim? Um perfil que tenha foto tem sete vezes mais chances de serem vistas das dos sites pessoais que não as tem. É como se fosse um livro sem imagem alguma nem a da capa... Só letras...
Os menores detalhes revelam muita coisa. Se a página pessoal é sua então você não deve apresentar o seu animal de estimação ou alguém importante na sua vida. Afinal de contas é a sua identidade digital.
Identificar-se tanto com seu cão ou seu marido ou esposa pode não ser apropriada, a menos que você for veterinário ou conselheiro matrimonial e isso faça parte da sua imagem profissional.
Suas roupas devem refletir as normas da profissão em que você está ou espera estar. Se você procura emprego na área de mídia, ou da moda, pode ter mais cores na foto, usar mais jóias.
A postura na foto expressa muito também. Se você está sentado ereto, de ombros retos, sorrindo, de olhos bem abertos, você está comunicando não - verbalmente que é uma pessoa confiante, competente e tem curiosidade sobre o mundo.
Seja natural, identifique-se com sua imagem ou com aquilo que realmente você quer e sente. Não demonstre quem você não é! 
Quer um exemplo? Veja:
Moça bonita, nível superior, nova, quer um relacionamento sério com rapaz de mesmo nível.
Coloca a seguinte foto: Corpo inteiro , com vestido colado tipo “Perigueti” mostrando bem o bumbum e os seios avantajados que estão  quase de fora... na foto...
Você acredita mesmo que algum pretendente sério não vai querer levá-la do site para a cama em 2 cliques?
Pois é... Ela achou que estava na moda, achou que o vestido é tão bonito quanto ela e até sua mãe deu opinião que ele ressalta sua beleza...
Será mesmo que um jovem executivo solteiro, a fim de compromisso com uma mulher inteligente e bonita vai querer ela como seu par?
Sabe quem irá aparecer? Cafajestes... Imaginarão o seguinte:
Olha ai, moça fina, estudada, deve ter dinheiro e gosta se sexo, vou dar um trato nela e ela cairá na minha “rapidinho” e vai pagar minhas contas...ahahaha.
Saiba que decoro e seriedade é bom e que aquilo que é mais escondido causa maior curiosidade.
Verifique também as fotos de suas relações na rede social, elas também revelam quem você é: lembre-se: “Me diga com quem andas e eu te direi quem és...” Mesmo que isso for no virtual.
Há pessoas que postam fotos de minúcias da vida diária, tais como suas refeições, tenha o cuidado de só postar fotos que têm relação com sua imagem, que se relacionam com "alguma ótima história anexa", ou expressam algo que ela deve mostrar.
Mesmo um perfil feito com o máximo cuidado pode ser arruinado por alguma outra foto que alguém coloca na rede impensadamente.
Se isso acontecer, ligue imediatamente para o autor e mande tirar.
Afinal se você não se cuidar, não cuidar da sua imagem  pessoal quem irá cuidar? Não é mesmo?
Ah...e se o autor não quiser tirar , denuncie o autor como “ Bulling “ ligue novamente e informe que está processando o mesmo por assédio moral e constrangimento.
Se ele não for rico ao ponto de rasgar notas de R$ 100,00 ele irá tirar rapidinho e ainda te pedir desculpas.
Afinal o respeito tem que estar em primeiro lugar.
Se não te respeitarem, denuncie!
Afinal a lei ainda é sua melhor amiga...
E a sua imagem pessoal é tudo!

(p.s.: A foto colocada nessa matéria chama-se: cara de bunda...)

sábado, 15 de outubro de 2011

Ser guerreiro...

Saber que não existem atalhos para o destino. E que em hipótese alguma, haverá vitória sem luta, e não haverá luta sem adversários.
A derrota, para o guerreiro, nada mais é que o adiamento da inevitável vitória. O Guerreiro é, por natureza própria, perseverante. Pensa em desistir, mas não desiste, pensa em fugir, mas não foge, pensa em vingança, mas não vinga. Se sente medo, não o deixa dominá-lo, tampouco deixa invadi-lo, o conhece apenas para evitá-lo.
Assim, através do autodomínio, alcança a plenitude do não-pensamento, onde o Tudo se torna Vazio, e o guerreiro se torna um com esse vazio, restando apenas o infinito Amor.
Alcançou seu objetivo, se tornou um com seu caminho. E deste ponto em diante, do alto de seu respeito próprio, sabe que nada é impossível. Não há e nem haverá de existir barreiras insuperáveis, inimigos invencíveis, ou caminhos que não possam ser percorridos. E também sabe que, quando se quer alguma coisa, o universo inteiro conspira a seu favor.
Fazendo a vida valer a pena, tentando sempre, desistindo jamais. Tornando o sonho verdade, o erro em acerto, a barreira em passagem, o desespero em solução.
Verdadeiro, simples, decidido e objetivo. Compreende a todos, mesmo sabendo que é incompreendido. Com coragem, através da honra, e pelo Amor, sempre!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Melhores amigos: Os livros....

As vezes ficamos desorientados quanto ao que fazer da vida.
A vida , por alguns períodos,  deixa de ser um sonho para ser um pesadelo (um pesadelo secreto, que ninguém sabe,só você é claro!)
Buscamos respostas com outras pessoas mas dificilmente eles responderão a contento aquilo que necessitamos ouvir.
Alias ao contrário do que pensamos, as pessoas, não querem saber de nossos problemas, se começarmos a falar de algo que está nos incomodando ,repetidas vezes, as pessoas serão curtas e grossas: " mas não resolveu ainda isso?, tome uma atitude, vai em frente"... Como se tomar atitudes e ir em frente fosse tão fácil assim.
Adicionar legenda
Existe um abismo entre pensar e tomar atitudes, o abismo da dúvida, da incerteza e da escuridão.
Para superar estes medos e realmente seguir em frente, sua cabeça  deve estar sendo preenchida com informações que irão colocar uma ponte sobre este abismo das indecisões.
Primeiramente faça um teste de amigo.
Repita seus problemas e veja quais serão as atitudes dele.
Saiba que no momento que você abrir o seu problema para alguém, este alguém terá o direito de te cobrar uma solução quando te encontrar de novo. Nem sempre esta pergunta sobre seu problema virá ou acontecerá  numa hora adequada ou secreta, lembre-se foi você que se expôs ao outro , sendo assim, a pergunta sobre o seu problema atual pode acontecer no meio de uma festa, num evento social ou quando estiver num circulo de amigos e isso te deixará no mínimo constrangido.
Como o problema não é dela, é seu, para ela será uma forma apenas de se destacar, tipo : "sei de tudo sobre você!".
Lembre-se ...ter cúmplices sobre suas particularidades nunca será uma coisa boa, você fica na mão dos outros e dos outros e dos outros, ahh sim , nem sempre quando você confia suas intimidades para alguém , este alguém manterá segredos sobre você. Imagine que muitos poderão saber aquilo que você não quer que os outros saibam e quando perceber você está cotado nas rodas de conversa.
Então antes de sair por ai , falando de você mesmo, aprenda algumas coisas sobre a vida!
Ouça mais e fale menos este principio é tão básico e ninguém usa.
Busque nos livros conhecimentos e verá que ele te dará idéias e suporte para um montão de coisas.
Vou exemplificar algumas idéias:
Você se sente reprimido e escravizado de pessoas e situações? Sem saber como sair dessa? Então leia:


QUEM ME ROUBOU DE MIM?

Vera situações que outras pessoas já passaram que poderão se adequar as suas situações que estão passando.
Vamos supor que você está desmotivado , sem vontade de viver, sem vontade de seguir em frente, então leia:
Autor: Mandino, Og
Editora: Record
Categoria: AutoAjuda / Mentalismo

Vamos supôr que seu problema é de aceitação , de acreditar em si mesmo, então leia:

Honda por Honda 


Autor: Soichiro Honda

Após ler estes livros verá que poderá mudar muitas coisas em você mesmo, através de exemplos fortes e produtivos.

Saiba que as boas companhias ajudam bastante mas um bom livro pode ser um amigo indispensável na sua vida.

domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalho x Emprego e a felicidade onde fica?


O trabalho tem uma função social de grande importância em nossas vidas, pois possibilita a nossa participação no mundo.
No entanto “a realidade” nos mostra pessoas estressadas, cansadas e com doenças ocupacionais sérias. Então, percebemos a necessidade da distinção entre trabalho e emprego.

O trabalho nada mais é que uma escolha por uma profissão que permite a expressão de realizarmos nosso desejo de agir no mundo, com entusiasmo e criatividade. Já o emprego é uma atividade que garante a nossa sobrevivência.

Necessidades financeiras de curto prazo nos impõem empregos que garantem a nossa sobrevivência. Ter um emprego – mesmo que desagradável – por um período, para arcar com uma formação ou para desenvolver um trabalho, é apreciável. A questão é que muitos profissionais acabam se acomodando em empregos e extinguindo os seus desejos de realização profissional.

Outros ainda sucumbem à tentação de trocar um trabalho prazeroso por um salário melhor, ou seja, aceitam trocar o prazer da realização pessoal e profissional por um emprego que remunere melhor. A escolha é pessoal, não existe certo e errado, porém o tempo te mostrará que ter um emprego bem remunerado nem sempre é um bom negócio e a gente sucumbe as doenças que começam lentas como a falta de vontade de levantar da cama até um ataque cardíaco ou derrame (A.V.C.)

Precisamos ter consciência que temos um tempo curto nesta vida e que devemos aproveitar o máximo possível daquilo que gostamos ,ou seja, temos que buscar para nossas vidas os melhores momentos de alegrias e felicidades que possamos ter.

“O propósito da vida é a felicidade”

Saiba que trabalhar demais e deixar para lá as pessoas que ama e as coisas que gosta de fazer não é uma boa. Você deve trabalhar o suficiente para ser feliz. Afinal depois que as pessoas te esquecem não adianta correr atrás “... é impossível ser feliz sozinho” - sem pessoas, sem circunstâncias, sem os desafios, sem conhecimento que leve a experimentação do prazer, com inteligência suficiente para que haja evolução. Sem isso a felicidade de verdade, não acontece.

Então pense bem e verifique qual será sua decisão para a sua vida. Se você se acomodar não colhera nenhum fruto a não ser a frustração de não ter feito algo melhor para você mesmo.

Lembre-se o sol brilha para todos, vai de você decidir se quer tomar sol, se vai ficar nas sombras ou se vai ignorar que ele existe.

Levanta a bunda da cadeira e vai à luta. Encontre sua felicidade onde quer que ela esteja.

Depois que fizer isso, saberá que não terá que lamentar nada, pois fez tudo o que sempre quis e finalmente decidiu ser feliz.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Princípios de liderança e marketing pessoal.

Já pensou o por que aquele banana de pijama é chefe ou aquela chefa doida ,  que troca receitas, é a toda poderosa e você é subordinado a ele ou a ela?
 Se você se acha mais sábio então porque ganha menos?
 Leia o texto abaixo e aprenda um pouco como deve ser a visão de um líder... e se o seu (chefe ou chefa) não for assim, então aprenda mais que eles e os supere , afinal conhecimento é fundamental!

1- Líderes visionários são importantes. Mas grandes administradores são fundamentais.

A liderança tornou-se tão calma nos anos 90! Gire a manivela e produza uma visão.Administração? Isso era coisa para os fracos, os molengas e os que estão no fim da linha. Bem, visão é uma coisa muito elegante, mas a excelência mantida por uma companhia vem de um grupo de administradores capazes. Os grandes administradores são o cimento de uma organização. Eles criam e mantêm unidas as pessoas que detêm o poder nas companhias de alto desempenho. Não se deixe influenciar pelo velho mantra que diz que "os administradores são chatos e os lideres são calmos". Em vez disso, sigo o Princípio de Peters: "Os lideres são calmos. Os administradores também".

2- Sim, há épocas em que o culto da personalidade funciona!
Ok, aqui vai o caminho paradoxal e zeguezagueante da liderança em tempos aloprados, É verdade que há épocas de verdadeiro perigo corporativo em que ninguém consegue fazer o que é necessário - a não ser um líder visionário de estatura maior do que a vida. Na minha opinião, o primeiro líder de negócios que foi capaz de estabelecer um culto da personalidade mais ou menos desse foi Lee Iacocca. Quando ele assumiu a Chrysler em 1978, a companhia estava no leito de morte. A Chrysler voltou-se para ele assim como um país se volta para lideres carismáticos em tempos de guerra. Há épocas em que necessitamos de um líder que ofereça uma visão grandiosa, popular - alguém que simbolize um novo enfoque para os negócios. 

3- A liderança é confusa!
Mantra número 1 da liderança: Tudo depende. Há vários anos Victor Vroom, professor de organização e administração em Yale, desenvolveu um modelo que mais tarde foi adaptado e popularizado por Ken Blanchard. O que ele diziam: que nós temos de pensar sobre liderança situacional - a pessoa certa, o estilo certo, para situação certa. Vi isso quando trabalhei na consultoria McKinsey. A firma descarrilara, e os sócios elegeram Alonzo McDonald como sócio-administrador. Não fizeram isso por gostar dele (ele não era da espécie dos que atraem afagos), mas sim porque era o cara certo para consertar tudo o que estava quebrado. McDonald encorajou os que tinham um desempenho fraco, apertou os sistemas de controle e
colocou a empresa de volta no patamar lucrativo. Depois disso, os sócios o chutaram para a casa Branca, onde ele se tornou diretor. Um lema: "A situação é que manda". Um líder para todas as épocas? Você está sonhando!

4- No que se refere a talento, a liderança não é coisa de endimento médio.
"Não existe um eu em um time". Que bobagem! Será que alguém realmente pensa que o técnico Phil Jackson ganhou seis campeonatos com os Chicago Bulls nivelando o talento de Michael Jordan com o do resto do time? Sim, o trabalho de equipe é importante. Não - o trabalho de equipe não significa baixar o nível de alguém extremamente talentoso para o menor denominador comum. Linha final:"os times  espetaculares invariavelmente são constituídos por indivíduos talentosos que lutam uns contra os outros. Com o auxílio de um líder talentoso, porém, eles conseguem cultivar o ego e ganhar os campeonatos como uma equipe. Ao mesmo tempo.

5- Líderes amam a confusão
Um líder que mereça ser lembrado? O fabuloso professor do seu filho - aquele que vê cada uma das almas que lhe foram confiadas como pecas únicas. O professor que você deve evitar custe o que custar? Aquele que faz todos os garotos ficarem sentadinhos nas carteiras, incapacitados de se expressar. Não há confusão - e nenhuma criatividade, nenhuma energia. Você quer uma liderança? Vá procurar um
incrível professor e veja o jogo que ele faz com a classe.

6- O líder raramente é - ou nunca é? - o que apresenta o melhor desempenho
Uma vez li que as três maiores transições psicológicas que um ser humano adulto enfrenta são o casamento, o nascimento do primeiro filho e o primeiro cargo como chefe. Em cada uma dessas situações as pessoas aprendem a viver e a ter sucesso. É por isso que não há decisão mais importante para uma companhia do que a de selecionar os seus administradores de primeiro escalão. O melhor líder de
um time raramente é o melhor jogador. É apenas o que acabamos de dizer: o melhor líder. Os lideres divertem-se orquestrando o trabalho de outros - e não o executando eles próprios.

7- Líderes entregam em domicílio
Se você quer ser um verdadeiro líder, precisa imitar o entregador de pizzas: é melhor entregar em domicílio. Nos últimos cinco anos, as idéias e o comportamento controlado contaram. E o que conta, agora? Desempenho. Resultados.

8- Líderes criam os eu próprio destino
Acredite: durante os próximos cinco anos não haverá lugar para os burocratas. Somente as pessoas que tomam a determinação pessoal de liderar sobreviverão - e isso é verdade para todos os níveis de todas as organizações. De uma maneira surpreendente vimos isso acontecer onde menos se esperava: entre os militares. A experiência que a Marinha ou o Exército podem passar a alguém é que os líderes são necessários em todos os níveis. É isso o que acontece também hoje nas guerras das corporações. A verdadeira batalha começa quando o computador é posto fora de combate, o capitão é morto, o tenente é gravemente ferido, o sargento hesita, e, de repente, aquele agricultor de 18 anos encontra-se no comando de um pelotão, conduzindo-o para o combate. E a vida e a morte da companhia, do time, ou do projeto dependem do equilíbrio das coisas. Isso é liderança em todos os níveis, ensinada muito melhor no trabalho, no dia-a-dia, do que numa faculdade de administração.

9- Líderes vencem usando logística
Visão - claro. Estratégia - sim. Mas quando você vai para a guerra deve ganhar usando logística superior. Depois que a Guerra do Golfo acabou, a mídia focalizou a estratégia que foi usada por Colin Powell e executada por Norman Schwarzkopf. Na minha opinião, o cara que ganhou a Guerra do Golfo foi Gus Pagonis, o gênio que cuidou de toda a parte logística. Não importa o quanto a sua visão e a sua estratégia sejam brilhantes se você não puder ter os soldados, as armas, os veículos, a gasolina, a comida - as botas, pelo amor de Deus! - para dar às pessoas certas, no lugar certo, na hora certa.

10- Líderes entendem o poder supremo dos relacionamentos
A guerra - ou seja, ter os negócios em pé de guerra - é fundamentalmente um assunto feminino! Quando tudo está preparado, o que importa são os relacionamentos que os lideres criaram com seus seguidores. O lema favorito do general americano Douglas MacArthur era: "Nunca dê uma ordem que não possa
ser obedecida". As mulheres sabem disso e investem em relacionamentos - esse é um dos motivos pelos quais a primazia do talento de liderança disponível no mundo de hoje está com as mulheres!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

GANHE R$ 10.000,00 POR MÊS QUANDO SE APOSENTAR


Milagres não acontecem sempre, tudo que sonhamos para nossas vidas vão se realizar se tivermos uma boa dose de planejamento e equilíbrio . Existem centenas de fórmulas de sucesso. 
Encontrei na reportagem abaixo uma dica muito interessante de como ter uma vida tranquila após se aposentar, Leia e aprenda como chegar lá:

GARANTA RENDA DE R$ 10 MIL

Diante das iminentes mudanças nas regras de pagamento dos benefícios do INSS, pensar no futuro torna-se cada vez mais urgente. Jovens ou não, os brasileiros devem começar a poupar agora. Uma das opções são os planos privados de previdência. Especialistas exemplificam que quem guarda R$ 2 mil por mês a partir dos 30 anos pode, aos 60 anos, contar com uma renda mensal de R$ 10 mil, sem mexer no montante acumulado de R$ 2,2 milhões. Mas antes de iniciar a poupança, é preciso fazer muita pesquisa.
APOSENTADORIA
 Jovens ou não, brasileiros devem pensar no futuro e começar a poupar agora. Há várias opções de investimentos, como os planos privados de previdência. Mas é possível montar a própria carteira
Em um momento que o governo admite rever as regras para aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fixando idade mínima de 65 para os homens e de 63 para as mulheres, garantir um futuro melhor se tornou quase uma obrigação. Historicamente, os brasileiros não costumam poupar para enfrentar dificuldades. Nos últimos anos, por sinal, gastaram o que podiam e o que não podiam para saciar necessidades reprimidas de consumo. O quadro atual, porém, é de cautela. Um produto que se deixa de comprar hoje ou amanhã pode, ao longo dos anos, se transformar em uma renda líquida, livre de impostos, de até R$ 10 mil por mês (ou bruta de R$ 11.990).
Os especialistas são taxativos: um jovem de 25 anos que guardar R$ 250 todo mês poderá ter, a partir dos 55 anos, remuneração mensal de R$ 680 a R$ 1.150 só por conta da fatia do rendimento mensal que fica acima da inflação, tomando por base a rentabilidade média dos investimentos em fundos de previdência, de ações e em título públicos nos últimos 10 anos. O capital juntado no período, de R$ 200 mil, continua na sua conta, mantendo seu poder de compra. Se a pessoa economizar o dobro todo mês, R$ 500, conseguirá renda líquida bem maior, de R$ 1.460 a R$ 2.725 por mês, mantendo na conta um patrimônio de R$ 431 mil a R$ 591 mil. Poupar R$ 2 mil por mês a partir dos 30 anos poderá representar, aos 60 anos, rendimento mensal líquido de R$ 10 mil, sem mexer no montante acumulado de até R$ 2,2 milhões.
A diferença entre uma renda mais alta ou mais baixa está na forma como o poupador cuidará das suas economias. Ele pode optar por um fundo de previdência privada, aplicações de renda fixa ou montar sua própria carteira de investimento, a partir da compra direta de títulos do governo federal, pelo site da Secretaria do Tesouro Nacional. “Muita gente não sabe, mas as taxas de carregamento e de administração cobradas pelos bancos corroem boa parte dos rendimentos de quem investe em fundos de previdência. Por isso, é preciso ficar bem atento. Muitas vezes, montar a própria carteira de investimentos resulta em ganhos maiores”, diz Amerson Magalhães, diretor da Corretora Easynvest. A pedido do Correio, ele fez algumas simulações de renda a partir de depósitos mensais de R$ 500, R$ 1 mil e R$ 2 mil (veja quadro), conforme o investimento.
Pesquise muito
O resultado é que uma carteira própria, composta de 70% de títulos adquiridos por meio do Tesouro Direto e de 30% de um fundo de ações, pode resultar em uma renda quase duas vezes maior do que a oferecida pelos planos de previdência na modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), cuja tributação do Imposto de Renda é mais branda que a do PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Esse último, no entanto, dá direito a abater os valores depositados até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis na Declaração Anual do Imposto de Renda.
Os fundos de previdência privada cobram dois tipos de taxas: a de administração, para gerir os recursos; e a de carregamento, um percentual descontado todo mês do valor depositado. Por isso, não basta apenas comparar a rentabilidade entre fundos de previdência e demais aplicações, pois o desconto por conta das taxas não aparece nos percentuais informados na hora da comparação.“Os cálculos mostram que vale a pena buscar taxas de administração e de carregamento mais baixas. É preciso fazer uma grande pesquisa de mercado, achar um administrador confiável, que tenha história, e comparar o custo de um e outro. A longo prazo, fará muita diferença no total acumulado”, aconselha Magalhães.
Nos cálculos, ele levou em consideração os rendimentos médios líquidos nos últimos 10 anos dos VGBL, dos títulos públicos e de fundos de ações do tipo ETF (Exchange Traded Funds), que reproduzem a composição de índices negociados na bolsa, como o índice Bovespa (Ibovespa). Magalhães alerta, no entanto, que não há garantia dos mesmos rendimentos nas próximas décadas. “No caso dos ETFs, o investidor aplica em cotas de um fundo e não tem que avaliar que ação comprar ou vender. É o administrador do ETF que faz isso”, ressalta.
Informação retirada do site do planejamento do governo – clipping seção de notícias.
Autor(es): Ana D"angelo
Correio Braziliense - 29/05/2011


p.s.: Sobre o Mr.Magoo que ilustrei esta matéria:
Quincy Magoo (ou simplesmente Mr. Magoo ) é um cartoon  criado na UPA, estúdio de animação em 1949. Dublado por Jim Backus , Quincy Magoo é um aposentado rico de baixa estatura que se mete em uma série de situações complicadas, como resultado de sua miopia , agravado pela sua recusa obstinada em admitir o problema. No entanto, através de faixas estranha de sorte, a situação parece sempre trabalhar por conta própria para ele, deixando-o não é pior do que antes.

As pessoas afetadas (ou animais), por isso, tendem a pensar que ele é um lunático, em vez de ser míope. Nos desenhos animados mais tarde, ele também é ator e, geralmente competente, exceto para sua deficiência visual.
                                                                                        Fonte: Wikipedia

O PODER DA CALÚNIA...

Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente, ele foi solto, e, após muita humilhação resolveu processar seu vizinho (o caluniador). 

No tribunal, o caluniador disse ao juiz:
 - comentários não causam tanto mal...
 e o juiz respondeu:
 -Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã, volte para ouvir a sentença! 


O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
-Não posso fazer isso, meritíssimo! - respondeu o homem... O vento deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!
 Ao que o juiz respondeu:

- Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado; se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!

“Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras”.

“No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras que vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se...”

“Quem ama não vê defeitos!”

“Quem odeia não vê qualidades”


Mas...

Quem é amigo vê as duas coisas”!!!


Então...

Respeite os seus amigos, pois eles mostrarão exatamente quem você é...

serão o seu termômetro para transformar-se numa pessoa melhor.