COMO HARMONIZAR GERAÇÕES DIFERENTES
DENTRO DO CONTEXTO PROFISSIONAL ?
BREVE HISTORICO DAS CLASSIFICAÇÕES DAS GERAÇÕES :
Podemos classificar
uma geração da outra verificando o período compreendido entre o nascimento até a sua formação
psicossocial que pode variar entre os 10 anos até 20 anos de idade.
Antigamente uma geração era definida a cada 25
anos, porém, nos dias de hoje, já não se espera mais um quarto de século para
se instaurar uma nova classe genealógica. Atualmente os especialistas apontam
que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas..
IDADES ATUAL DAS PESSOAS DE CADA GERAÇÃO:
BABY BOOMER – NASCIDOS ENTRE 1946 ATÉ 1964 - IDADES ENTRE 51
ANOS E 69 ANOS
GERAÇÃO X – NASCIDOS
ENTRE 1965 ATÉ 1979 – IDADES ENTRE 36 A 50 ANOS
GERAÇÃO Y – NASCIDOS
ENTRE 1980 ATÉ 1999 – IDADES ENTRE 16 ANOS ATÉ 35 ANOS
GERAÇÃO Z – NASCIDOS ENTRE 2000 ATÉ 2009 - IDADES ENTRE 6 ANOS ATÉ 15 ANOS
GERAÇÃO ALPHA – NACIDOS ENTRE 2010 ATE 2019 – IDADES ATÉ 5
ANOS
PERFIL DENTRO DAS EMPRESAS:
A geração Baby Boomer
O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época.
Os Boomers também são identificados como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferiam a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras.
A Geração X
Enquanto a Geração Baby Boomer se apresenta como contemporânea ao
nascimento da tecnologia a Geração X surge já fazendo uso dos recursos
tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Surgida em meados da década
de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no
Brasil acontecimentos como as “Diretas Já” e o fim da ditadura.
No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Estas formam a sucessora da Geração X: a Geração Y.
No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Estas formam a sucessora da Geração X: a Geração Y.
A Geração Y
Nasce então na década de 80 a Geração Y, que em
pouco tempo de vida já presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas
quebras de paradigma do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente tão
inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como
capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na
internet, ler os e-mails, entre várias outras que, em tese, não atrapalham os
seus afazeres profissionais. Essa geração também apresenta um desejo constante
por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão
rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira
contínua.
Os perfis da Geração X e Y são bastante diferentes quando colocados em
comparação os seus comportamentos. Enquanto o X prefere tranqüilidade o Y quer
movimento; o Y deseja inovar a qualquer custo, já o X prefere a estabilidade e
o equilíbrio. Tais contrastes apresentam uma dificuldade para as empresas que
possuem colaboradores da Geração X subordinados a Geração Y. A maioria dos mais
velhos não aceita com naturalidade um comando imposto por um mais novo, que por
sua vez acha morosa demais as decisões dos mais velhos.
Nos dias de hoje e em meio a tanta diferença de valores, para as organizações a
preferência se dá pela capacidade de cada profissional e não mais pelo tempo de
trabalho. Embora a experiência conte muito na tomada de decisão a competência
de cada um em função da demanda por execuções mais rápidas torna-se o fator
primordial para a contratação, delegação de funções e promoções dentro de uma
empresa.
A Geração Z
Os jovens nascidos em meados dos anos noventa forma o conjunto da
Geração Z. Eles já estão entrando no mercado de trabalho e já é
motivo de reflexão por conta do seu comportamento individualista e de certa
forma anti-social.
A Geração Z é contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares como sentarem-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada pelos que ainda não saíram da escola e ainda não decidiram a profissão a ser exercida no futuro a Geração Z também se destaca por sua excentricidade.
A Geração Z é contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares como sentarem-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada pelos que ainda não saíram da escola e ainda não decidiram a profissão a ser exercida no futuro a Geração Z também se destaca por sua excentricidade.
Nas empresas, isso implica em pessoas
de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando
experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.
Independente da geração a que o
profissional pertença, o objetivo principal de uma empresa é obter lucro. Para
essa finalidade não existe uma receita absoluta, porém, para se estabelecer,
ela exige um requisito básico dos colaboradores envolvidos, que é a capacidade
de se trabalhar em equipe.
O conceito acima elencado terá que
ser revisto, pois nos próximos anos, as novas gerações não aceitam mais
horários rígidos, reuniões e vivências em grupos, preferem, igualmente, a
individualidade do trabalho aberto, onde seus horários não sejam rígidos e que
tenham a flexibilidade e que possam se expressar através dos seus aparelhos
eletrônicos de onde estiverem e assim irão reger o nosso novo mundo.
A tendência mundial da novas empresas
é perceber este novo rumo social e se adaptar a fazer encontros virtuais e a
criar novos desenvolvimentos de pessoas utilizando vídeo-conferência diminuindo
a distância entre os indivíduos, pois se assim não o fizerem irão perder
capital intelectual que gerarão os novos negócios do futuro.
Os novos colaboradores não mais
quererão perder tempo se locomovendo até um escritório ou a uma empresa para
fazer uma reunião de negócios ou uma reunião de treinamento.
Em qualquer que seja a organização
multisetorial, nenhum profissional é dotado de todas as competências
necessárias a todos os seus processos, desde o atendimento até a produção. A
evolução profissional individual sempre depende do aprendizado, que por sua vez
depende da troca de experiências e estas experiências serão daqui para frente
mais virtuais do que pessoais.
Todas as gerações têm a ensinar umas às outras e feliz daquele que é capaz de ouvir corretamente e se impor corretamente. Mas o que é ser correto?
O comportamento correto é aquele que visa o
equilíbrio, sem excessos. Um profissional mais velho, mesmo tendendo
naturalmente ao conservadorismo, precisa compreender que o mais novo possui os
atributos da inovação, da energia, da motivação e da habilidade em lidar com o
novo.
As gerações mais antigas dependem
dessas características alheias para se renovarem diante de um novo cenário dos
negócios. Hoje tudo está conectado e as tarefas a serem executadas pelas
pessoas dependem dessa conexão.
Já os mais novos, independente da sua competência e da sua aptidão para o exercício aprimorado de suas funções, precisam atingir o equilíbrio através da sobriedade dos mais velhos.
As gerações mais antigas têm a capacidade bem
definida de pensar estrategicamente, o que torna suas decisões estatisticamente
mais acertadas. Enquanto o jovem pode inovar constantemente por meio das suas idéias
os profissionais das gerações anteriores viabilizam a inovação sem os prejuízos
que estas podem causar por não terem sido concebidas de maneira estratégica.
Atualmente, muitos líderes das gerações Baby Boomer e X estão se tornando cada vez mais Y. Isso devido ao crescimento exponencial do volume de informações que devem ser consumidas diária e instantaneamente. Embora a maioria dos executivos tenham tido sua formação e inicio de carreira em uma época diferente da de hoje, eles começam a esboçar um novo perfil de comportamento diante de uma nova realidade: ou se envolvem ou serão envolvidos.
Portanto, a empresa do futuro se apresentará como aquela que será capaz de
conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho que agora não
será mais restrito a paredes, mas sim a nuvens de informação, extraindo o que
cada profissional tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em
função do bem estar coletivo através de performances inusitadas e sem limites,
abertas a todas as novas transformações as quais o mundo está passando e que
não há fim só inovação o tempo todo.
VIVENCIA DA ADOLECENCIA DE CADA GERAÇÃO:
ANOS 60/70: A
GERAÇÃO BABY BOOMER
ANOS 80: A GERAÇÃO
X
ANOS 90: A GERAÇÃO
Y
ANOS 2000: A
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